Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO representarão o Tocantins na final da OBR 2015

Estudantes do IFTO representarão o Tocantins na final da OBR 2015

OBR 2015

Os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do Campus Dianópolis, do IFTO, Joaquim Flávio Almeida e Wellisson Guilherme Rodrigues, irão representar o Estado na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2015.
por Thâmara Filgueiras publicado: 26/10/2015 00h00 última modificação: 26/10/2015 16h07

Os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Joaquim Flávio Almeida e Wellisson Guilherme Rodrigues, irão representar o Estado na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2015. A etapa final acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia (MG).

Os estudantes são orientados pelos professores Marcos Dias da Conceição, Dêmis Carlos Fonseca Gomes e Diego de Castro Rodrigues, e juntos formam a equipe GuaráBots. Os representantes do Tocantins também participarão do III Simpósio Brasileiro de Robótica, da Mostra Nacional de Robótica 2015 e do XII Simpósio Latino Americano de Robótica, eventos que acontecem concomitantes à olimpíada.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR é uma das olimpíadas científicas apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se utiliza da temática da robótica para atrair jovens, buscando estimulá-los a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, a OBR promove debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, e principalmente, identifica talentos.

A etapa nacional é realizada em conjunto com outros eventos nacionais, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos nas áreas de inteligência artificial e robótica, realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR. O principal objetivo é estimular jovens estudantes, possibilitando aos finalistas estarem em contato com alguns dos maiores pesquisadores da área de robótica do Brasil.