Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes visitam Parque Estadual do Jalapão

Estudantes visitam Parque Estadual do Jalapão

publicado: 23/06/2017 17h33 última modificação: 23/06/2017 17h33

jalapãoGraduandos de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram, entre os dias 12 a 14, de junho da visita técnica ao Parque Estadual do Jalapão, como complemento das disciplinas de Gestão Ambiental, Agroecologia e Educação Ambiental ministradas pelo professor Dr. Eduardo Dias, e a disciplina de Botânica e Sistemática Vegetal ministrada pela professora Dra. Fábia Lima.

Os alunos conheceram a pedra furada que mostra a formação de estrutura de solo do parque, onde é possível observar as mudanças da intemperização do solo sofridas ao decorrer do tempo, bem como tiveram a oportunidade de ver espécies da fauna e da flora próprios da região. Na ocasião, os estudantes conheceram a praia do Rio do Sono, considerado o rio que possui uma das águas mais puras e portável do Brasil. Também foram visitados os principais pontos turísticos do parque, como as dunas, os fervedouros, a cachoeira da Velha, cachoeira da Formiga e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

No Naturatins, os alunos assistiram a palestra feita pela engenheira ambiental, Hellen Flavia Teixeira, que orientou os alunos como proceder na visitação, apresentou as características do Parque do Jalapão, os aspectos ambientais, espécies vegetais, belezas naturais, procedimentos de controle de incêndio, gestão e controle da visitação pública, gerenciamento de manutenção da estrutura do parque, sua história de formação, intemperização do solo e sistemática de organização para manter a conservação da área e turismo sustentável.

A equipe visitou também as comunidades quilombolas de Mumbuca e Carrrapato, que fazem artesanato com o capim dourado e talo do buriti, bem como produzem os produtos típicos do cerrado. No local, obtiveram informações sobre Ong's que prestam serviços à comunidade no intuito de fazer um acompanhamento do que é produzido de modo a dar orientações sobre o designer dos produtos e controle do fogo.

A visita serviu como oportunidade dos alunos conhecerem a biodiversidade da região e as características do cerrado e do campo, conforme ressalta a aluna, Suellayne Castro Sousa.  “A gente pode perceber a transição da vegetação daqui pra de lá, aqui o cerrado é com plantas de porte maior e lá a gente já vê o cerrado em menor proporção. O Jalapão tem uma grande riqueza da fauna e da flora, tem espécies que estão ameaçadas de extinção como o pato mergulhão que só vive em águas dessa região. Tivemos informações na palestra muito interessantes que são conhecimentos para serem levados para vida toda”, disse.

A aluna Jackeline Ramos declarou que durante a visita técnica foi possível aprender além da sala de aula, aliando a prática à teoria. Enfatizou que a palestra da Naturatins foi de grande importância, de modo que puderam conhecer como é feita a gestão daquela Unidade de Conservação. "Ver como a Naturatins faz para administrar tudo aquilo com tão pouco pessoal, os procedimentos para receber turistas para não degradar as belezas do parque, limitam a quantidade de pessoas por visitação, o lixo tem que trazer não pode deixar no local, nem nenhuma espécie de plantas podem ser levadas. Foi uma experiência incrível", declarou.